Harlem Children's Zone, Inc.

Nem só as multi billion dollar franchises merecem destaque nas notícias.

Recentemente, conheci um projecto académico nos Estados Unidos que mereceu toda a minha atenção. É um projecto com um objectivo muito nobre. Pretende alterar a percepção e consequentemente a vidas das crianças em zonas menos privilegiadas dos EUA. Um exemplo é a escola "Harlem Children's Zone, Inc." escola que já existe há diversos anos e que tem actuado como um catalisador na vida das crianças que vivem numa das zonas mais pobres de Nova Iorque e, fazer com que tenham outras perspectivas que não só uma vida repleta de desilusões e escaparam a uma vida no mundo do crime, seja nos roubos, crimes ou droga.

O seu fundador é Geoff Canadá, um activista social afro-americano que nasceu no Bronx. Apesar de ter nascido na zona mais problemática de NYC, acabou por conseguir um percurso académico brilhante, que culminou com o curso da Universidade de Harvard.
O seu objectivo é replicar o seu caso de sucesso para o maior número de crianças que lhe seja possível.




Tem um objectivo muito claro, fazer com que todos as crianças que frequentam a escola entrem na universidade e terminem o seu curso. Se esse objectivo não for atingido, o responsável da escola fará com que pessoas percam o seu emprego devido à incapacidade para ensinar, motivar e moldar a mente destas crianças menos privilegiadas.


Para atingir este objectivo, o fundador criou um ambiente estanque sem qualquer tipo de influencia do mundo de crime presente no bairro onde está situada a escola. 
Os alunos têm aulas de segunda a sábado, acompanhados com professores e tutores. Têm direito a cuidados médicos e dentista na própria escola. Têm aulas de culinária para criarem hábitos de confecção e ingestão de comida saudável.


Prova de que é um projecto brilhante, foi a conclusão e projecto do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Hussain Obama, em construir 400escolas deste tipo naquele país para que possa funcionar como um projecto catalisador de uma diferenciação positiva de crianças menos privilegiadas.


Brilhante!

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