“As agências de rating não têm credibilidade nenhuma”

José Maria Ricciardi, CEO do BES Investimento, criticou duramente esta tarde a actuação das agências de ‘rating’.
"A Moody's cortou a nossa dívida para ‘junk', sem qualquer razão. Para mim tem a ver com a guerra Europa/ EUA. As agências de rating não têm credibilidade nenhuma", afirmou o responsável numa conferência que está a decorrer na Universidade Católica sobre os desafios da banca de investimento.
José Maria Ricciardi lembrou que poucos dias antes da Lehman Brothers falir a "Moody's deu-lhe um rating de Triple A". E explicou: "Todos estes activos tóxicos alavancados que inundaram a Europa tinham todos rating triple A. E continuam a dar rating triple A aos EUA, quando 30 Estados dos 50 estão numa situação dificilima, com a Califórnia à cabeça, que só não sucumbem por causa do Estado Federal".
E adiantou: "Não lhes dou credibilidade [as agências] mas não acredito que a resposta seja a criação de uma agência europeia. Isso seria um género de um Benfica-Sporting. Temos é que não lhes dar tanta importância e começar a fazer o trabalho de casa".
As agências de rating não foram o único alvo de críticas do CEO do BES Investimento. "Os analistas das salas de mercados tornaram-se gente preguiçosa e robotizada, que não analisam o risco. Antes estudavam, faziam o trabalho de casa, analisavam o risco. Agora limitam-se a olhar para os ratings das agências".
Fonte: Diário Económico

Sem comentários: