In Search of Excellence

«Chegam boas notícias da América. Hoje, as boas práticas de gestão não estão apenas no Japão.
Mas, mais importante, as boas notícias referem-se ao tratamento decente dado às pessoas, pedindo-lhes que participem, e à produção de coisas que funcionem... Até as tarefas de gestão se tornam mais divertidas. Em vez de se dedicarem a jogos universais numa estéril torre de marfim, os gestores estão a formar valores e a criar reforços, através da orientação e da evangelização no terreno - com os trabalhadores e em apoio do produto ambicionado.»
Peter e Waterman realçam o conselho, o amor pelo acto de gerir e pelo trabalho com as pessoas. Os gestores são excelentes comunicadores e formadores de valores, importantes referências para a realização de trabalho.
Se tiver de aprender apenas 2 coisas nesta caminhada pelos temas da gestão e da sua prática, sejam elas que os gestores eficazes são os que procuram tornar os seus empregados produtivos e também os que têm a capacidade de incentivar as pessoas. Além disso, para melhorar o desempenho da indústria e dos seviços de um país, é preciso que os gestores estejam, diariamente, na vanguarda da aplicação das melhores técnicas e conhecimentos e de compreensão. A forma como as técnicas e os conhecimentos são aplicados varia segundo os diferentes grupos, países ou situações.

1 comentário:

Anónimo disse...

A culpa não é só dos "maus" gestores. Não faltam, igualmente, "maus" trabalhadores... E todos sabemos que «sem ovos...»