Gestão e seu objectivo



Gestão é o processo, levado a cabo por um ou mais indivíduos, de coordenação de actividades de outras pessoas, com vista a alcançar resultados que não seriam possíveis pela acção isolada de uma pessoa.
Peter Drucker acredita que o objectivo da gestão é tornar as pessoas mais produtivas; O seu ponto de vista de realça o desempenho, a qualidade e o serviço.
Segundo Drucker, «a gestão - a sua competência, a sua integridade e o seu desempenho - será decisiva tanto para os Estados Unidos da América como para o mundo livre, nas décadas que se aproximam».

3 comentários:

Anónimo disse...

Vejo a «Gestão» como gestão de recursos humanos, acima de tudo. Só depois de recursos financeiros. Sei, no entanto, que tal não passa de mera utopia.

Anónimo disse...

A definição apresentada para gestão deixa-me um pouco confuso. A gestão afinal serve para quê? Para coordenar pessoas? Ou para gerir a empresa? É que pelo que entendo nessa definição, estamos a falar de pessoas, certo? Então para que serve um departamento de recursos humanos numa empresa? Ou então de que tipo de gestão estamos a falar?

Anónimo disse...

Antes de haver "gestão" financeira, há gestão "humana". Nada a precede. O problema da maior partes das empresas é essa visão de túnel que expões, Hugo... «Então para que serve um departamento de recursos humanos numa empresa?» Uma coisa é certa: não serve para funcionar como "departamento" de responsabilidades limitadas (como acontece... e tal como se vê nos departamentos da Qualidade). Essa gestão tem que começar no topo.