Liderar Pessoas nas organizações


Continua sem êxito a procura da combinação exacta para se ser um líder bem sucedido. Encontrar as actividades, o estilo, os valores e seja o que for que explique o que torna um líder bem sucedido, constitui um desafio que se tem prolongado ao longo de cinco décadas.
Jack Welch, o antigo administrador-delegado da General Electric, obtém habitualmente um grau elevado na classificação de liderança. É considerado um mestre na execução de tarefas, um forte influenciador e uma pessoa extremamente orientado para os resultados. A sua visão está patente na forma como valoriza a filosofia do andar-para-a-frente e do tornar-maior, e sente necessidade de exprimir essa visão de uma forma intensa e de construir um ambiente de confiança no meio de outras pessoas. O sucesso da GE está tão directamente associado com a força incansável de Welch, que o seu lema poderia ser: «Um líder pode fazer e faz a diferença».

Os 5 poderes de líder:
1. Poder coercivo
2. Poder de recompensa
3. Poder legítimo
4. Poder de perito
5. Poder de referência

A liderança é um componente da gestão, mas não é a gestão... Liderança é a capacidade de persuadir outros a prosseguir com entusiasmo objectivos definidos. É o factor humano de união do grupo e que o motiva a atingir os seus objectivos. Actividades de gestão como planear, organizar e tomar decisões são embriões adormecidos até que o líder accione nas pessoas o poder da motivação e as oriente no sentido da prossecução dos objectivos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Liderança é carisma. E carisma é poder implícito.

Anónimo disse...

Do meu ponto de vista, uma boa liderança resulta de uma boa gestão da componente numérica e da componente humana, sem este equilibrio o carisma será do lider e não da sua liderança...

Anónimo disse...

Um bom lider e aquele que nao se preocupa só com os numeros e os lucros da sua empresa,mas sim aquele que alem disso procura motivar e apoiar os seus empregados de forma a que todos andem satisfeitos.Todos sabemos que um trabalhador motivado e satisfeito produz a "dobrar".