Qualidades humanas


As qualidades humanas são fundamentais; a capacidade de usar de pedagogia e tentar atingir consenso em vez usar o seu poder coercivo sobre os seus subordinados, é fundamental em todos os aspectos da vida e claro indispensáveis a um gestor.
À algum tempo tive o prazer de conhecer uma pessoa, que me surpreendeu tanto pela sua visão e estratégia que utiliza para fazer prosperar as empresas que dirige, mas sobretudo pelas suas qualidades humanas. Quando lhe perguntei qual tinha sido o ponto de viragem na sua carreira que o permitiu chegar tão longe e ser um dos gestores de topo e requisitados do país, ele me respondeu:
que tinha sido há uns anos atras quando realizou um relatório sobre o trabalho de um colaborador que trabalhava sobre a sua direcção; o trabalho que esse mesmo colaborador tinha desenvolvido tinha sido uma mais-valia para a organização e onde referiu que o mesmo demonstrou ser tanto ou mais competetente que ele próprio. Esse gestor é o Engº Manuel Ferreira de Oliveira, à altura dirigia os destinos da Unicer e recentemente foi nomeado como CEO da Galp Energia. Conclusão foram os 2 promovidos de posto. Creio ser um testemunho que poderá mudar a forma de ver as possiveís subidas na carreira de futuros gestores.

"Não há necessidade de se apagar a luz do próximo para que a nossa possa brilhar"
(Business Briefs)

3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca será pela diminuição do outro que conseguiremos enaltecer a nossa condição.

Grande testemunho.

Anónimo disse...

A maior e melhor qualidade humana é a humildade...Termos a sabedoria de olharmos a nossa volta e aproveitarmos a sabedoria de quem nos rodeia é a prova disso mesmo, de uma grande humildade.

Anónimo disse...

Nem mais. Palavra-chave: humildade.