O Segredo da Felicidade

Há uma história antiga, muito interessante, sobre os deuses e a felicidade. Diz essa história que os deuses tinham muito medo de que o ser humano fosse perfeito, pois, se assim fosse, não precisariam mais deles. Resolveram reunir-se para decidir o que fazer. O mais sábio dos deuses disse:
- Vamos dar ao homem tudo o que pudermos, menos o segredo da felicidade.
- Mas os humanos, como são muito inteligentes, vão acabar também por descobrir esse segredo! - disseram os outros deuses em coro.
- Não, isso não vai acontecer - disse o sábio. - Vamos esconder a felicidade num lugar onde eles nunca a irão encontrar: dentro deles mesmos.
A moral desta história é que a felicidade está dentro de cada um. É preciso saber como encontrá-la. É um erro ficar à procura dela à sua volta. A atitude é fundamental nestas alturas. Se não está a fazer o que gosta de fazer, se acordar todas as manhãs se torna cada vez mais difícil, isso é um grande problema para si, num mundo cada vez mais competitivo. Precisa de amar o que faz, senão já acorda em desvantagem.
Há um ditado oriental que diz: «Se quer saber como foi o seu passado, olhe para quém é hoje. Se quer saber como vai ser o seu futuro, olhe para o que está a fazer hoje.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que o ser humano é eternamente insatisfeito para que a sua busca pela felicidade não cesse, para que não paralise, para que se recuse a viver enclausurado no passado.

beijocas

papillon (a.k.a Sandra )