Bear Market vs Bull Market

Bear Market

É a condição de mercado em que os preços dos títulos estão a cair e, faz com que o pessimismo generalizado e sentimento negativo a sejam auto-sustentáveis. Como os investidores antecipam perdas num Bear Market e venda continua, pessimismo só cresce. Embora os valores possam variar, para muitos, uma quebra de 20% ou ainda mais ampla do mercado em vários índices, durante pelo menos um período de dois meses, é considerado uma entrada num Bear Market.

Um Bear Market não deve ser confundido com uma correcção, que se verifica a curto prazo, tendência que tem uma duração inferior a dois meses. Embora as correcções sejam muitas vezes uma excelente oportunidade para os investidores para encontrarem um ponto de entrada, no Bear Market raramente há lugar a grandes pontos de entrada, visto que é muito díficil de saber o timing certo em que o activo regista o seu valor mínimo da presente tendência. Lutar contra esta tendência pode ser muito arriscado porque é muito difícil para um investidor fazer ganhos significativos durante um Bear Market, a menos que o investidor seja um short seller (realize vendas a descoberto e, portanto realize ganhos com a queda do preço do activo).




Bull Market

Um mercado financeiro de um grupo de valores mobiliários em que os preços estão a subir ou se prevê venham a aumentar. A expressão "bull market" é mais frequentemente usada para se referir ao mercado accionista mas, pode ser aplicado a qualquer coisa que é comercializada, como moeda e commodities.

No Bull Market os mercados são caracterizados por optimismo, há confiança dos investidores e fortes expectativas de que os bons resultados vão continuar. É difícil prever com frequência quando é que a evolução do mercado vai mudar. Parte da dificuldade provém da dificuldade em antever os efeitos psicológicos e especulações, que por vezes podem desempenhar um papel decisivo no mercado.


Bear Market vs Bull Market

A utilização de "touro/bull" e "urso/bear" para descrever mercados vem da maneira como os animais atacam seus oponentes. O touro ataca com seus chifres impulsionando-os em direcção à atmosfera, enquanto que o urso move as suas patas para baixo. Estas acções são metáforas para descrever os movimentos de um mercado. Se a tendência é ascendente, estamos perante um Bull Market. Se a tendência é para descendente, estamos perante um Bear Market.

Sem comentários: