Taxa de Câmbio

Taxa de Câmbio A taxa de câmbio é o preço de uma moeda, expresso em unidades monetárias de outra moeda. Geralmente uma taxa de câmbio é expressa por um "cross", ou seja, por um par de moedas (ex: EUR/USD). Se considerarmos o “cross” EUR/USD a 1,30, isto significa que o Euro valerá 130% do USD ou que 1 Euro comprará 1.3 dólares.

Como em qualquer outro preço, também a taxa de câmbio é obtida num mercado específico, que neste caso se designa de Mercado Internacional de Divisas ou FOREX (Foreign Exchange). É o maior mercado do mundo em volumes transaccionados e liquidez e inclui trocas entre Bancos, Bancos Centrais, Multinacionais, Governos e outras instituições financeiras. É, por isso, um mercado interbancário e “over the counter”(OTC), representando um volume de negócios médio diário de 2,5 triliões de euros.

Considerando como exemplo o comércio bilateral entre países da Zona Euro e Estados Unidos da América, a oferta de Euros (venda) é efectuada por todos os agentes económicos que precisam de Dólares (compra) para adquirir produtos, serviços ou activos norte-americanos e a procura de Euros (compra) é efectuada por todos os agentes económicos que precisam desta moeda para adquirir bens, serviços e activos financeiros dos países da Zona Euro. Para além de posições especulativas por parte de investidores, a oferta e procura de moeda é assim definida, primordialmente, pelas transacções de produtos e serviços entre países e pelos fluxos internacionais de capitais.

A nível de cotações, os Bancos também publicam, de forma permanente, duas cotações para cada moeda, uma de compra e outra de venda, sendo o ganho do Banco obtido no diferencial entre compra e venda. A de compra é a taxa a que estes compram a referida moeda (vendida por particulares ou empresas). A cotação de venda será aquela a que vendem aos agentes económicos que necessitam dessa moeda.

Sem comentários: