Personal Branding

Personal Branding (marketing pessoal) é o conceito de que designa a criação de uma imagem de referência dos diversos locais onde o indivíduo interage. Este conceito foi introduzido pela primeira vez por Al Ries e Jack Trout no livro: "Positioning: The Battle for your Mind", de 1980.
É a imagem de cada colaborador, que ele próprio molda e para que seja percebido como uma Marca. Marca essa, que não é composto só pela imagem fisica(corpo), vestuário e aparência mas também pela impressão que esse indíviduo deixa nas pessoas com que ele se relaciona nos seus diversos círculos profissionais e sociais. Impressão que o torna distinto de todos os demais.
Cada indivíduo deve então ser percebido como uma Marca em potência que pode ser trabalhada, valorizada e renovada consoante o que lhe é exigido pelo mercado. Terá então o desafio, ou de ter a capacidade, de se reiventar e transmitir uma imagem que o distinga da cinzenta uniformidade. Como num novo produto que é lançado para o mercado, o colaborador terá de decidir o seu posicionamento no mercado de trabalho e, que esse posicionamento/imagem que transmite seja/possua características diferenciadoras. Essas caracteristicas diferenciadoras vão ser o valor percebido pelo mercado como se de um produto se tratasse e que o vai tornar uma pessoa única.

De nada servirá muito trabalho para formatar essa imagem que passamos, se a mesma não for devidamente comunicada.

As redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter desempenham um papel importante na difusão dessa imagem. Portanto, cuidados redobrados nas informações que são colocadas porque maior parte das vezes recrutadores e mesmo a nossa social e professional network está atenta a estas redes.

Rui Miguel Coelho, recrutador especializado da Hays afirma: "Dentro da diversidade de marcas pessoais dos colaboradores de dada empresa, é essencial conseguir uniformidade na mensagem final transmitida ao destinatário do produto ou serviço. Deverá existir, por isso, um conjunto de valores core inalienáveis que têm de ser comuns a colaboradores e empresa, e que deverão estar correctamente articulados com as mais diversas marcas pessoais que compõem os quadros. Como bom exemplo desta uniformidade temos o homem "Sonae", que constituirá certamente o paradigma do indivíduo devidamente alinhado com os valores da marca corporativa que representa. "

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